Fiz esse resumidão para agilizar tudo o que você precisa para começar a usar o app iFood para Entregadores.

Está preparado? Bora lá!

Caso você queira ver algum conteúdo específico, basta clicar direto nos links abaixo:

  1º passo: O que precisa ter
  2º passo: Como baixar o app e se cadastrar
  3º passo: Validação do cadastro
  4º passo: Acessando o app
  5º passo: Principais funcionalidades
  6º passo: Ficando Disponível
  7º passo: Realizando entregas
  8º passo: Momentos de indisponibilidade
  9º passo: Repasse e extrato
10º passo: Suporte


1º passo: O que precisa ter

Primeiro de tudo, você precisa ter:

  • Mais de 18 anos;
  • Um celular com sistema Android;
  • Um plano de dados 3G;
  • Uma motocicleta ou bike;
  • Uma caixa térmica ou baú próprio;
  • Uma conta bancária (conta corrente ou poupança) no seu nome e CPF.

E os documentos:

  • Para fazer entregas de motocicleta você precisará enviar uma foto da sua CNH dentro da validade e ter a Categoria A.
  • Para fazer entregas de bicicleta, envie o seu RG atualizado.
    O RG deve ter sido emitido nos últimos 10 anos, beleza?



2º passo: Baixe o app e se cadastre

Agora sim, com todos os documentos em mãos, é hora de baixar o app!

Vá na PlayStore, baixe e instale o app.

Se ficar com dúvida de como faz essa parte, fiz esse outro passo a passo de como baixar o app.

Abra o app e, na tela principal, clique em “Cadastrar”.

Você precisará colocar os seus dados pessoais. Todos esses dados são importantes, então preencha com cuidado, hein!?

Depois você vai criar a sua senha. Mas, fica a dica, crie uma senha que seja fácil de você lembrar, fechado?

Entregador (a), o login e senha são seus, para o SEU uso no aplicativo do iFood, e são intransferíveis.

 

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Agora você vai precisar fazer o cadastro completo. Se quiser ver o passo a passo, clique em Como fazer o cadastro no iFood para Entregadores.



3º passo: Validação do cadastro

Os documentos que você enviou serão analisados, estilo cara-crachá, sacou?! E estando tudo certinho seu cadastro será aprovado para você começar a usar o aplicativo e fazer suas entregas quando quiser.

O prazo dessa análise pode variar de acordo com a  demanda de cada região e tipo de veículo de entrega que escolheu.

Para entender melhor esse processo, neste conteúdo você encontrará informações sobre como funciona a validação do cadastro.



4º passo: Acessando o app

Para logar no app você tem duas opções: usando o e-mail, ou com número do seu celular.

Entrar com o e-mail

Insira o mesmo e-mail que colocou no cadastro do app e a senha que criou.

Esqueceu a senha que cadastrou?

Sem drama! Faça o login com o número de celular. Abaixo estou explicando como faz, e quando já estiver dentro do app, clique na aba Suporte, abra um chamado e peça para a galera do atendimento redefinir a senha pra você.

Entrar com o celular

Quando escolher essa opção, vai aparecer uma tela para você confirmar o número do seu celular.

Clique em cima do número e escolha se quer receber o código de acesso pelo WhatsApp ou por SMS.

Quando receber o código de 6 dígitos é só preencher no app e pronto, você está dentro!



5º passo: Principais funcionalidades

Na tela inicial tem bastante informação, então se liga em cada tela e a explicação para não ficar perdido.

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6º passo: Ficando Disponível

Já está tranquilo com as telas?

Agora, quando quiser começar a realizar entregas, clique no botão “Disponível” que fica lá em cima, na tela do app.

Mas ó, para dar certo, você tem que estar com acesso à internet e a bateria do seu celular acima de 20%.

Quando você receber um pedido, tocará um som e na tela vai aparecer o valor que vai ganhar e quantidade de paradas dessa entrega.

Se quiser aceitar e realizar a entrega, arraste o botão para a direita. Se não quiser, arraste o botão para a esquerda. Fácil, né?!

 

Coletando o pedido

Aceitou a entrega? Legaaal! Vai aparecer pra você o endereço do restaurante e o tempo estimado para chegar lá.

Clique no botão da setinha para ver o trajeto inteiro.

Chegando no restaurante, para ver o número do pedido e conseguir fazer a retirada, aperte e segure o botão “Cheguei na Coleta” até completar a barra.

Tá com o pedido na mão? Para ver o endereço do cliente aperte e segure o botão “Saí da coleta”.

Acompanhamento de entrega em andamento

Você ainda pode navegar pelo app mesmo depois de aceitar o pedido. Para voltar para a entrega, vá até a tela inicial e toque em “Em andamento”.



7º passo: Realizando entregas

Entregando o pedido

No endereço de entrega, aperte em “Cheguei na entrega” para que o cliente seja avisado no app dele.

Se tiver alguma dificuldade em localizar o endereço do cliente, você tem a opção de ligar para ele. Essa função agiliza muito a entrega. 😉

Ah, fique tranquilo que a ligação não é cobrada de você (a conta fica pro iFood) e o seu número não aparece para o cliente.

Pedidos com múltiplas entregas

Pode acontecer de você pegar mais de um pedido para entregar para mais de um cliente.

Se o número de paradas for maior que dois, haverá a retirada de dois pedidos no mesmo restaurante e a entrega em lugares diferentes.

Depois que finalizar a entrega do primeiro pedido, você receberá o endereço do segundo pedido.



8º passo: Momentos de indisponibilidade

Algumas ações dentro do app, como: rejeitar um pedido, deixar o app tocando até parar sozinho ou não se apresentar ao restaurante dentro do tempo estimado da coleta, podem causar momentos de indisponibilidade automáticos.

Isso acontece porque o sistema entende que você pode estar com alguma dificuldade para fazer a entrega no momento, e te dá um tempo de segurança.

Mas fique tranquilo, depois desse tempo e se você quiser, poderá voltar a ficar disponível e fazer entregas usando o app.

 



9º passo: Repasse e extrato

Repasse

O repasse é feito semanalmente na SUA conta, que você cadastrou no app.

Extrato

No menu “Início”, dentro do aplicativo, você consegue ver seu desempenho completo e ainda pode usar os filtros por data/período que quiser.



10º passo: Chat

Aí, entregador(a)!

O chat só aparece para você quando estiver com alguma entrega em andamento. Use para pedir ajuda ou contar alguma situações com o pedido que está com você.

Para facilitar seu atendimento, ao iniciar o chat já informe o número do pedido e situação que está rolando.
Ex: Boa noite. Pedido nº 1234, o endereço do cliente está errado.

Se tiver com dúvida em algum outro assunto, você pode abrir um chamado no suporte:
A plataforma funciona em horários diferentes em cada cidade! Se liga:

São Paulo

Dom. a Qui. das 7:00 às 23:59
Sex. e Sáb. das 07:00 às 01:59

Rio de Janeiro

Todos os dias das 7:00 às 23:59

Demais cidades

Todos os dias das 11:00 às 23:59