Sabe aquela vontade de viajar, comprar roupas novas e sair com a família e os amigos? Muitas vezes temos que decidir entre fazer essas atividades ou ter uma graninha extra.

Mas calma, sempre é possível dar uma enxugada nas contas e fazer o dinheiro render. É só abrir o olho pra alguns custos que podem ser otimizados e reajustar uma coisinha aqui e outra ali para resolver. Agora vem comigo que eu vou te mostrar como economizar dinheiro!

1. Não pague as contas com atraso

Só quem já pagou contas atrasado, sabe quantos juros correm ao longo dos dias. Portanto, o conselho aqui é simples: não pague atrasado.

Se você for do tipo mais digital, vá no calendário do seu celular e crie um lembrete para cada conta que vai vencer. Dá até pra criar um alarme.

Faça isso e você vai descobrir como economizar dinheiro às vezes é mais questão de organização do que corte de gastos.

2. Pesquise antes de fazer as compras de mercado

Aqui, a dica é pesquisar antes de sair comprando em qualquer lugar. Mesmo em um mercadinho que, normalmente, é econômico, alguns itens podem estar mais caros do que nas grandes redes, e é aí que o dinheiro acaba indo embora à toa.

Hoje em dia, dá pra pesquisar os preços sem precisar sair de casa com aplicativos de celular que mapeiam os supermercados e disponibilizam a versão digital dos folhetinhos de oferta.

O seu trabalho é só checar os preços das coisas que você precisa comprar, ver onde compensa mais e pronto! Um dos apps que fazem isso é o AondeConvem, mas se você procurar por “Preço de supermercado” na Play Store, dá pra ver outras opções.

3. Negocie o seu plano de internet e celular

A próxima dica pode te fazer economizar um bom dinheiro: negocie o seu plano de celular e de internet. Às vezes, você pode estar pagando caro por um plano, enquanto existem opções mais baratas e melhores por aí.

Se você estiver disposto a até trocar de operadora, saiba que existe um site chamado Melhor Plano que faz uma comparação entre as operadoras da sua região. É só acessar, escolher que tipo de plano para comparar (internet fixa, plano de celular, tv a cabo) e ver qual é o melhor de acordo com o que você pode pagar.

Vale lembrar que essa dica também vale para plano de TV e internet da sua casa!

4. Cancele a anuidade do cartão e a taxa do banco

Hoje, existem várias opções de cartão de crédito sem tarifa, o que já faz uma baita diferença no final do mês.

A mesma coisa vale para as contas bancárias. Você pode negociar com o banco para abaixar o valor.

Se não for possível, você pode pedir pra trocar a modalidade da sua conta para “pacote essencial”. É obrigatório, de acordo com o próprio Banco Central, que todos os bancos ofereçam a conta “pacote essencial” ao público e ela deve ser sempre grátis.

E aí, gostou das dicas de como economizar dinheiro? Se você seguir pelo menos metade delas, posso te garantir que vai sobrar uma graninha pra pagar conta atrasada ou aproveitar a virada no maior estilo. FLW!